quinta-feira, 27 de agosto de 2015

COMO SURGIU O CELULAR

bgjnejr produçõesCompletamente integrado ao cotidiano das pessoas, principalmente nos grandes centros urbanos, o telefone celular causou um enorme espanto há 31 anos, quando foi realizada a primeira ligação pública utilizando-se um aparelho portátil, no dia 3 de abril de 1973. Na ocasião, o pesquisador da Motorola Martin Cooper ligou para um telefone fixo diretamente de uma esquina do centro de Nova Iorque, nos Estados Unidos. O aparelho utilizado pesava cerca de um quilo e media 25 cm de comprimento por 7 cm de largura, com uma bateria que se esgotava após 20 minutos de conversa, um verdadeiro absurdo se comparado aos minúsculos telefones celulares de hoje. A inovação do início da década de 70 significou um importante avanço tecnológico em relação aos telefones móveis que vinham sendo utilizados em automóveis desde os anos 40.
história do telefone celular no Brasil começa em 1990. Na época, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o país contava com 667 aparelhos, número que passou para 6.700 unidades no ano seguinte, ultrapassou os 30 mil em 1992 e chegou a 47.865.593 telefones celulares em fevereiro de 2004.
A trajetória de crescimento teve como fator determinante a privatização da telefonia móvel no Brasil, que até 1997 era um serviço estatal.
A abertura do mercado para o capital privado obrigou as antigas estatais e as novas empresas que se instalavam a um grande investimento no setor. Com isto, houve um aumento significativo na escala de produção de aparelhos e no oferecimento de novos serviços atrelados a menores preços, numa ampla disputa pelo interesse dos consumidores. Ao longo dos anos, modelos mais sofisticados foram surgindo, fazendo com que os celulares mais básicos começassem a ficar mais baratos, o que possibilitou a criação de um novo mercado voltado para as classes de renda mais baixa.
Telefone celular (português brasileiro) ou telemóvel (português europeu) é um aparelho de comunicação por ondas electromagnéticas que permite a transmissão bidirecional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células (de onde provém a nomenclatura celular), cada uma delas servida por um transmissor/receptor. A invenção do telefone celular ocorreu em 1947 pelo laboratório Bell, nos EUA.
Há diferentes tecnologias para a difusão das ondas eletromagnéticas nos telefones móveis, baseadas na compressão das informações ou na sua distribuição: na primeira geração (1G) (a analógica,
desenvolvida no início dos anos 1980), com os sistemas NMT e AMPS; na segunda geração (2G) (digital, desenvolvida no final dos anos 1980 e início dos anos 1990): GSM, CDMA e TDMA; na segunda geração e meia (2,5G) (uma evolução à 2G, com melhorias significativas em capacidade de transmissão de dados e na adoção da tecnologia de pacotes e não mais comutação de circuitos), presente nas tecnologias GPRS, EDGE, HSCSD e 1xRTT;
na terceira geração (3G) (digital, com mais recursos, em desenvolvimento desde o final dos anos 1990), como UMTS e EVDO; na terceira geração e meia (3,5G), como HSDPA, HSPA e HSUPA. Já em desenvolvimento a 4G (quarta geração).
Exemplo de um telefone celular/telemóvel clássico (padrão antigo) Aparelhos análogos baseados no rádio já eram utilizados pelos autoridades policiais de Chicago na década de trinta, entre outras tecnologias.
bgjnejr produções
Índice
1 A designação
2 História
3 Popularidade dos celulares
3.1 No Brasil
3.2 Em Portugal
4 Utilidade
5 Personalização
6 Novos Modelos
7 Clonagem
8 Saúde
A designação Motorola DynaTAC 8000X AMPS. Um telefone celular de 1983.Telefone celular, ou simplesmente "celular" (plural celulares), é a designação utilizada no Brasil.
Este termo deriva da topologia de uma rede de telefonia móvel: cada célula é o raio de acção de cada uma das estações base (antenas de emissão/recepção) do sistema, e o fato de elas estarem contíguas faz com que a representação da rede se assemelhe a uma colmeia.
Em Portugal, estes equipamentos são designados por "telemóvel" (plural telemóveis), uma simplificação de "telefone móvel". Este termo apareceu quando o sistema de telefonia móvel apareceu em Portugal nos finais dos anos 1980 pela mão dos CTT/TLP (operador único de telecomunicações, na altura), que baptizaram este serviço (assente na tecnologia analógica AMPS) de "Serviço Telemóvel". O termo ganhou popularidade,
em detrimento de "telefone celular", quando a segunda geração apareceu em Portugal em 1992: isto porque os CTT/TLP decidiram autonomizar os serviços de telefonia móvel criando a TMN - Telecomunicações Móveis Nacionais S.A., que iria utilizar e o termo "telemóvel" para designar os equipamentos e não o serviço.
História Ver artigo principal: História do telefone celular
Popularidade dos celulares Ver página anexa: Lista de países por número de celulares em uso No Brasil A primeira rede de telefonia celular do Brasil foi lançada pela TELERJ, na cidade do Rio de Janeiro em 1990, seguida da cidade de Salvador. Segundo a União Internacional das Telecomunicações, o Brasil é sexto maior mercado do mundo em telefonia celular e atualmente, são 202,
94 milhões de aparelhos em uso no Brasil,sendo assim o quarto país que mais utiliza telefones celulares no mundo( perde apenas para China, Índia e Estados Unidos).
bgjnejr produções
Veja na tabela abaixo o número de adesões de 2000 a 2010:
Ano De janeiro a fevereiro De janeiro a dezembro
20001.038.1438.155.473
2001804.7645.557.598
2002476.5466.135.195
2003767.97711.492.302
20041.492.32719.232.311
20051.807.45320.604.759
20061.854.98213.708.285
20071.268.08821.061.482
20083.142.37629.661.300
20091.723.58323.317.965
2010-28.984.665
bgjnejr produções
Em Portugal, durante o ano de 2004 a taxa de penetração dos telemóveis já ultrapassou os 100%, ou seja, existem mais equipamentos que habitantes portugueses. Devido a estes números, os operadores tentam fidelizar os seus clientes através de novos serviços, sobretudo de comunicação de dados, com destaque para o acesso móvel à Internet através de tecnologias de terceira geração (ex: UMTS, HSDPA).
UtilidadeO celular/telemóvel que quando lançado ainda na tecnologia analógica era somente usado para falar, já é usado para enviar SMS, tirar fotos, filmar, despertar, gravar lembretes, jogar e ouvir músicas, mas não para por aí, nos últimos anos, principalmente no Japão e na Europa, tem ganhado recursos surpreendentes até então não disponíveis para aparelhos portáteis, como GPS, videoconferências e instalação de programas variados, que vão desde ler e-book a usar remotamente um computador qualquer, quando devidamente configurado. Personalização Uma estação radio base (ERB) de telefonia celularJuntamente com tecnologia digital, chegou além de qualidade e segurança, a possibilidade de personalizar os celulares/telemóveis. Inicialmente podia-se configurar o toque monofônico, os quais são formados apenas por bip de mesmo tom, configurados para ter o ritmo da música, e também as figuras monocromáticas que são quase desconhecidas. Com a nova geração de aparelhos, principalmente nos lançamentos do sistema GSM, veio então além de toques polifônicos e em formato MP3 juntamente com imagens coloridas. As imagens coloridas podem ser de dois tipos distintos:
Formato GIF; trate-se de um formato que só suporta 256 cores, nos aparelhos pioneiros, normalmente era usado esse formato. Formato JPG; formato amplamente difundiu graças as câmeras digitais este suporta até 16 milhões de cores e é usado em aparelhos mais avançados, e praticamente todos que possuem câmeras digitais integradas ao celular. Para personalizar o seu celular procure o portal da operadora na internet ou pelo próprio aparelho via WAP, porem lembre-se que WAP é cobrado mesmo para escolher o toque ou a imagem. Há também sites que distribuem gratuitamente conteúdo para aparelhos diversos, o qual fica mais barato ao usuário final já que não são protegidos por direitos autorias.
bgjnejr produções
Novos Modelos Galaxy Nexus, um exemplo de smartphone Modelo Siemens S65 com câmera.Os celulares/telemóveis agregaram, ao redor do tempo, muitos recursos, tais como câmera, rádio FM e leitor MP3. Alguns telefones, inclusive, têm um computador de mão Palm ou PocketPC integrado - são os chamados smartphones (do inglês "smart", inteligente, "phone", telefone). Sua principal característica é a possibilidade de instalar programas que utilizam os recursos disponíveis no aparelho. Alguns exemplos são dicionários, tradutores, jogos e clientes de e-mail. Os sistemas operativos mais utilizados são o Symbian, Windows Mobile e Android tendo o Linux crescido também de forma exponencial.
Com as novas tecnologias de terceira geração (3G), que oferecem dados em alta velocidade, é possível realizar chamadas de vídeo-conferência em tempo real, com a ajuda de novos equipamentos com câmera frontal, próxima ao visor. A maioria dos novos modelos possui alguma forma de conexão com outros telefones - IrDA (infravermelho) ou Bluetooth. Essas tecnologias servem, principalmente, para envio de dados entre telefones. Nos dias de hoje o celular já não é mais um simples telefone de bolso. Câmeras que possuem 14.1Mpx já foram lançados na Europa, no Brasil encontramos de até 12.1Mpx, resoluções maiores que muitas câmeras digitais. A internet já pode ser acessa via Wi-Fi e banda larga 3G e 4G no Japão. Jogos com gráficos que se comparam ao videogame PSP com qualidade 3D. Telas que, em 2003, tinham 4 mil cores, agora possuem mais de 16 milhões.
As polegadas também cresceram. Hoje os celulares tem telas com até 4,65 (polegadas) sensíveis ao toque. Em poucos anos o celular será a nossa "Central de Entretenimento". A clonagem de celulares era um problema que afligia muitos dos usuários da telefonia móvel (hoje problema diminuído com a adesão da tecnologia GSM). Acontece quando um criminoso usa uma linha de um cliente de alguma operadora para fazer ou receber ligações. Além de perder sua privacidade, o usuário recebe uma conta telefônica bem mais alta do que o devido, devido ao uso clonado de seu número em algum outro aparelho. Também passa a receber ligações de pessoas estranhas. A clonagem é usada no Brasil por quadrilhas de crime organizado para se comunicar, burlando a vigilância da polícia.
Estão vulneráveis à clonagem os telefones que entram em áreas onde o sinal é analógico, e por isso, os telefones de operadoras GSM, tais como a TIM, a Oi, Claro e Vivo são considerados mais seguros. Estão expostos à clonagem os celulares CDMA, como os da Vivo antigos (antes de 2006), que operavam em sistema analógico em boa parte do país.
Quem tem aparelhos CDMA ou TDMA pode reduzir os riscos da clonagem evitando ligar o telefone nas proximidades de aeroportos ou em locais em que o sinal para o seu aparelho não é digital. Também é possível configurar alguns modelos CDMA para usarem somente o sistema digital. Com um "scanner" de frequência ou um receptor de rádio de alta frequência, o criminoso consegue identificar o número da linha e o número de série do aparelho, usando-os no clone. Os aeroportos são lugares visados para este tipo de atuação por criminosos por serem locais de grande movimentação de executivos.
Nestas zonas as quadrilhas instalam suas vans com antenas clandestinas para captar os códigos emitidos pelos celulares dos viajantes.
bgjnejr produções
Um técnico em celulares inescrupuloso ou qualquer pessoa com conhecimentos de programação de celulares também tem acesso a esses números ao manipular o aparelho. Saúde Atualmente não há nenhum estudo que apresente provas concretas que indiquem que os telemóveis acarretam riscos para a saúde. Os aparelhos celulares, assim como outros dispositivos eletrônicos como rádio, televisão, alguns controles remotos, redes sem fio de computadores, etc utilizam ondas eletromagnéticas de rádio frequência (RF) para comunicação.
Essas ondas eletromagnéticas são consideradas como radiações não ionizantes, ou seja, consideradas seguras nas potências utilizadas nos dispositivos celulares cujo funcionamento atende às recomendações da International Commission on Non-Ionizing Radiation Protection (ICNIRP) provisoriamente adotadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Diversos estudos têm sido conduzidos para se determinar possíveis riscos de longo prazo à saúde humana pelo uso aparelhos celulares: a Organização Mundial da Saúde divulgou resultados preliminares de um estudo que sugere que o uso de aparelhos celulares pode estar relacionado a uma predisposição maior a diversos tipos de cânceres; em contrapartida um estudo realizado com base nos dados colhidos nos últimos 30 anos abrangendo praticamente todos os habitantes da Escandinávia descarta a ligação de cânceres cerebrais ao uso de celulares.
A parte da divergência entre os estudos sobre os riscos à saúde do uso de celulares muitos especialistas e entidades de saúde oficiais têm recomendado a utilização limitada destes dispositivos assim como ao recurso do sistema de mãos-livres (viva-voz). Existe, contudo, um grande consenso sobre os riscos de acidentes provocados pelo uso de celulares: o uso desses dispositivos ao se dirigir um veículo automotor ou mesmo ao se caminhar aumentam significativamente o risco de acidentes através da distração provocada ao se conversar através do celular. Quando surgiram os celulares, eles eram artigo de luxo. Raramente alguém conhecia quem tivesse um. Pouco tempo depois eles foram diminuindo de tamanho e suas baterias duravam até 4 horas, era incrível! E tinham que passar 24 horas carregando depois.
Mas os anos passaram e eles foram ficando mais modernos, robustos, suas baterias foram melhorando, seu tamanho foi diminuindo e hoje temos computadores de bolso. As fotos abaixo mostram a evolução dos celulares e dá uma excelente noção de como eles eram e como são hoje. Os celulares não são aparelhos de verdade, apenas modelos em tamanho real, ocos, guardados como bonecas russas:
bgjnejr produções
Imagine crianças nos dias de hoje olhando pra esses aparelhos antigos. Chega a ser surreal a diferença, apesar de eu me sentir voltando 20 anos atrás, afinal os smartphones atuais estão começando a ficar mais tempo no carregador do que funcionando.
                                                                                                  27.8.2015

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Como Surgiu o Pastel



                           
                                                                           

               Como Surgiu o Pastel




  Como Surgiu o PastelO pastel é considerado o rei das feiras livres no Brasil. Foi nesses lugares que ele ganhou mais destaque e preferência do público, que é vendido para pessoas que estão caminhando por perto e por pessoas que trabalham nas redondezas dessas feiras livres.
Essa receita é muito apreciada com seus diversos tipos de sabores, seja doce ou salgado. Você já pensou de onde o pastel surgiu? Neste artigo mostraremos de onde veio esse prato tão apreciado em todo o mundo.
1. A história do surgimento do pastel. Alguns historiadores dizem que a receita é brasileiro e a sua versão frita é originária da Europa,  da Idade Média.
2. Já outras pessoas dizem que o pastel nada mais é que uma outra versão do famoso Rolinho Primavera, típico da culinária da China e do gyosa japonês. Isso pode explicar o enorme número de chineses e japoneses fritando pastéis nas feiras do nosso país.
3. Ainda do lado oriental, muitos dizem que por causa da Segunda Guerra Mundial, o povo japonês abriu diversas pastelarias. Eles se disfarçavam de chineses e assim eliminavam a discriminação que havia na época devido à alianças com outros países.
Deixando de lado a história e os conflitos, o que sobra é o amor por essa receita que gira o mundo. Todos gostam de um pastel, independente do recheio e da classe social. O sabor faz a criatividade e vice versa. Muitos estabelecimentos gostam de inovar e criam pastéis de diferentes formas, tamanhos e recheios, sejam eles doces ou salgados e é isso que dá a graça do prato.
O que todos dizem é que o verdadeiro segredo para um bom pastel é a massa, recheios e ingredientes que são de qualidade. Agora você já conhece um pouco da história dessa receita que encanta paladares de diversos povos e países.


 


                                                               

sábado, 18 de abril de 2015

Zumba


Zumba é uma dança latina, criada na Colômbia pelo coreógrafo Beto Perez1 na década de 1990. A dança esta presente em mais de 150 países2 .
A zumba é uma mistura de sambasalsamerengue e mambo e por este motivo, é muito utilizada em academias para a prática do fitness, por promover o condicionamento físico de um modo geral3 .
Aula de fitness em ritmo de Zumba

Neil Armstrong o primeiro homem a pisar na lua


 
  1. O astronauta americano Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, em 20 de     julho de 1969, morreu neste sábado, aos 82 anos, informou sua família. Armstrong foi vítima de complicações após uma cirurgia cardíaca realizada no início de agosto para desobstruir as artérias coronárias.

      
Resultado de imagem para neil armstrong

                                                  Neil Armstrong                     
                                                                   Astronauta
  foi um astronauta dos Estados Unidospiloto de testes e aviador naval que escreveu seu nome na história do século XX e da Humanidade ao ser o primeiro homem a pisar na Lua, como comandante da missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969.

Entrou para a NASA em 1962, integrando o segundo grupo de astronautas da agência espacial, indo ao espaço pela primeira vez em 1965, como comandante da missão Gemini VIII, três anos antes do voo que o colocaria na História.Condecorado com aMedalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração civil do país, e a Medalha de Honra Espacial do Congresso, manteve uma vida discreta e longe dos olhos da opinião pública até sua morte, aos 82 anos. Dele, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama disse ser " um dos maiores heróis americanos, não apenas de sua época, mas de todos os tempos". 

                                  

                                           Morte

     Em 7 de agosto, Armstrong foi submetido a uma cirurgia cardíaca de emergência, após terem sido encontrados quatro obstruções em suas artérias coronárias. A partir de então esteve em recuperação num hospital em Cincinnati, cidade onde morava com a sua mulher9 . No dia 25 de agosto de 2012, não resistindo a complicações relacionadas com as recentes intervenções cirúrgicas, acabou falecendo em Cincinnati, no estado de Ohio, aos 82 anos de idade.19 O corpo de Neil Armstrong foi cremado, e suas cinzas lançadas no Oceano Atlântico20 por sua viúva para fora do navio USS Philippine Sea.                                                 
                                                                                                                                                                          
                                                                     Neil Armstrong
                                                                       Astronauta da NASA  
                                                                                
                                                                                 
NacionalidadeEstados Unidos norte-americano
Nascimento5 de agosto de 1930
WapakonetaEstados Unidos
Morte25 de agosto de 2012 (82 anos)
Cincinnati, Estados Unidos
Ocupação
anterior
Piloto Naval
Piloto de testes
Patente militarTenente
US Navy O2 insignia.svg
MissõesGemini VIIIApollo 11
Insígnia
da missão
Ge08Patch orig.png Apollo11logo.jpg
Aposentadoria1970
Resultado de imagem para fotos de neil armstrong
                                                                            

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Como surgiu o pão



                                                       Como surgiu o pão?

       Suas manhãs sempre começam bem quando tem um pão quentinho esperando por você em cima da mesa, não é? Mas como é a história do pãozinho nosso de cada dia?
Os primeiros pães surgiram há cerca de 12 mil anos, lá na Pérsia. Ao longo dos tempos, o homem percebeu que se misturasse grãos moídos com água, e deixasse entre duas placas de pedras quentes, o calor e a umidade fariam com que a mistura se transformasse naquilo que hoje conhecemos como pão! Está certo que, naquela época, ele era seco e duro, mas já era bastante nutritivo!
As coisas só foram melhorar nas mãos dos egípcios. Durante o novo Império (que foi de 1567 a 1085 antes de Cristo), eles colocaram a mão na massa, enquanto as mulheres botaram o pé!
"Como assim?" Onde já se viu pé na massa? É que os cereais eram moídos aos poucos ( e não todos de uma vez, como se fazia antes). E a farinha era amassada com os pés pelas mulheres!
Os egípcios fizeram muito mais: colocaram o sal no pão pela primeira vez, e criaram o processo de fermentação, deixando o pão mais fofinho e gostoso!
Mas a história do pão não acaba por aí, não! Quer saber mais um pouquinho?                                     

                                                     O pão cada vez melhor!
      Como naquela época ainda não existia dinheiro, a economia girava em torno das trocas. Certo dia, os egípcios resolveram trocar pão com os gregos, e não deu outra: eles ficaram maravilhados com aquele alimento!
Aliás, foram os gregos que colocaram leite no pão, inventando o pão-de-leite. Não satisfeitos, colocaram mel também para os dias especiais!
Outro povo que gostou bastante dessa delícia foram os romanos. Como eles adoravam construir coisas novas, criaram também fornos de tijolo e moinhos sofisticados. Esses moinhos eram movidos pela força da água , e produziam a farinha mais fina da época.
Foi durante o Império romano que apareceram as primeiras escolas de padeiro: a profissão surgiu no ano 50 d.C.
Bem mais tarde, no século 19, foi inventado na Inglaterra o forno de ferro. O calor era melhor distribuído, e vários pães podiam ser assados de uma vez. Imagine como seria a fila da padaria se não inventassem esse forno?

                                                                             
                                                                  Lua recheada! 
        Às vezes não basta ser pão, tem que ter recheio! E para isso, nada melhor que um belo croissant, hummm! Mas... de onde ele veio?
Em 1869, um povo chamado turcomano estava se preparando para invadir Viena, lá na Áustria. Cavaram túneis subterrâneos para chegar ao centro da cidade.
Bom, todo mundo sabe que padeiro acorda bem cedinho para fazer o pão, né? Quando os padeiros vienenses perceberam algo errado, trataram logo de soar o alarme!
O exército da cidade conseguiu evitar a invasão, e o imperador austríaco pediu aos padeiros um pão saboroso que lembrasse aquele momento inesquecível.
Adivinha o que eles fizeram? O croissant! "Ué, por quê?" Esse delicioso pão tem o formato de uma lua crescente, certo? E o símbolo do uniforme dos turcomanos era uma lua crescente, entendeu?

                             
                                                                                                                                     
                                                                              
                                                                                                                                    17/04/15
                                                                                                                                        
                                                                           

Como surgiu o sorvete.


                                                                         

             Como surgiu o sorvete?

  
          Foi na China de 4 000 anos atrás, quando uma sobremesa à base de leite e arroz foi congelada na neve. Rapidamente a delícia ganhou prestígio, mas apenas entre a nobreza, que podia dispor de leite (então uma mercadoria cara) e tinha como conservar a neve até o verão, valendo-se de câmaras frigoríficas subterrâneas. Em sua viagem à China, em 1271, o veneziano Marco Polo teria encontrado grande variedade de cremes congelados de frutas. As receitas vieram em sua bagagem, mas não saíram da Itália até meados do século XVI, quando um certo Buontalenti, cozinheiro de Catarina de Médici (1519-1589), introduziu a requintada sobremesa na corte francesa. Em 1670, o siciliano Francisco Procópio abriu em Paris um café que vendia sorvetes - a primeira sorveteria da história.
O sucesso foi tão grande que, seis anos depois, havia mais de 250 fabricantes de sorvete na capital francesa. "Além de ser gostoso, é um alimento quase completo: contém proteínas, lipídios, cálcio, minerais, fósforo e outros componentes fundamentais. Faltam apenas as fibras", diz a nutricionista Ana Célia Amaral Ayres Dellosso, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).


640px-Strawberry_Ice_Cream_with_Strawberries_01


                                                                                                                                                  17/04/15