6 técnicas infalíveis para aprender a cantar bem
Nem todo mundo nasce cantando, como é possível ver algumas crianças na internet. Mas ninguém precisa se sentir “menor” por causa disso. Embora a cantoria seja um dom, todo mundo pode aprender a cantar.
Isso porque, mesmo que não você não receba o Grammy da música por seu talento natural, algumas técnicas e cuidados com a voz podem educar a forma de projetar o som de suas pregas vocais, para que ele seja – ao menos – toleráveis aos seres vivos.
Assim, se você é uma negação completa para o “ramo” musical e sempre sonhou em cantar usando um microfone, não desista! Nós, do Fatos Desconhecidos, trouxemos algumas técnicas super úteis, capazes de te ajudar nessa empreitada.
Confira a lista abaixo e aprenda a cantar (pelo menos de forma tolerável) em seis passos:
1. Não imite ninguém
Nada de tentar imitar seu cantor preferido! Para cantar bem as pessoas precisam encontrar seu estilo próprio. Isso porque, ao tentar seguir o tom de outro pessoa, você acaba forçando sua voz e comprometendo a interpretação.
2. Ache o seu tom
Não existe um tom certo universal. Cada pessoa tem o seu e encontrá-lo significa poder deixar a voz firme e confortável. De forma geral, há 3 possibilidades: baixo, médio e agudo. Se sua voz é grave, pode ser que seu canto fique melhor em um tom baixo ou médio, por exemplo. Nesse caso, se a vontade de descobrir qual seu tom ideal, o conselho é consultar um professor de canto.
3. Aprenda a respirar
Nada de cantar engasgando ou cortando palavras no meio para puxar o ar. A respiração abdominal é a ideal para o canto, porque permite que você use toda a capacidade pulmonar. Mas, claro, para fazer isso sem esforço é preciso treino: inspire e leve o ar para a região do abdome durante 3 segundos, depois sopre a bexiga, contraindo o abdome até soltar todo o ar.
4. Boa postura é essencial
Parece bobeira, mas a verdade é que a má postura pode bloquear o movimento do diafragma (na região abdominal) e dificultar a respiração. Para evitar problemas assim, endireite o tronco e deixe os ombros relaxados. Para ajudar, deixe os pés um pouco afastados um do outro, para ter maior equilíbrio; e evite colocar todo seu peso sobre uma perna só.
5. Prepare a voz
A alimentação pode influenciar, e muito, na hora de usar o potencial da voz. Evite comer derivados de leite, por exemplo, que alteram o pH da saliva e a deixam mais viscosa. Açúcares também são ruins, pois estimulam a produção de muco.
Além disso, outro cuidado necessário é o “aquecimento” da voz, que funciona como o alongamento do corpo, na hora dos exercício físicos. Para isso, tente imitar os sons de uma metralhadora (trrrrrrrrrrrr) por até 15 minutos. Isso evitará nódulo nas cordas vocais e outras agressões.
6. Articule bem as palavras
É preciso abrir bem a boca durante o tempo em que se está cantando, fazendo o “desenho” das sílabas de cada palavras, principalmente no caso das vogais. Isso dá força à interpretação e ajuda as pessoas a entenderem o que você está dizendo durante a música. Exercícios como estalar a língua ou vibrar os lábios (fazendo “brrrr”) ajudam e relaxam a musculatura da boca.
6 5 4
3 2 1
FIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário